Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. ( I Coríntios 13.2 )

sábado, 7 de janeiro de 2012

Compreender a Bíblia - Conhecendo melhor a Bíblia - Exegese!!!

“Compreendes porventura o que estás a ler?”.

Para os primeiros Padres e Doutores da Igreja, um dos mais importantes ensinamentos com que deviam instruir os novos cristãos era o de fazer seguir os exemplos dos Apóstolos, segundo os quais, Jesus estava a cumprir a Escritura Judaica.

Os novos batizados, convertidos recebiam uma semana de ensinamento sobre os acontecimentos do Antigo Testamento, que eram entendidos como os anunciadores de Jesus e dos sacramentos.

A história de Filipe e do etíope, eunuco e alto funcionário da rainha de candace está em ligação com a conversão, o baptismo e as Escrituras.

Quando Filipe apresenta Jesus como em cumprimento das Escrituras, e o etíope entende e acredita, ele recebe o baptismo.

Ora o eunuco vinha a ler o profeta Isaías:

- “Como a ovelha foi levada ao matadouro, e como o cordeiro sem voz diante daquele que o tosquia assim Ele não abre a Sua boca”. (Is. 53,7).

Então Filipe perguntou-lhe:

- “Compreendes, porventura o que estás a ler”. (Act. 8,30).

E o eunuco respondeu-lhe:

- “Eu como poderei eu compreender, sem alguém que me oriente?”. (Act. 8,31).

E o eunuco ainda continuou:

- “Peço-te que me digas: De quem fala o profeta? De si mesmo ou de outra pessoa?” (Act. 8,34).

E a partir desta passagem, Filipe explicou e anunciou-lhe Jesus.

Pelo caminho encontraram uma fonte e o eunuco disse a Filipe:

- “Está ali água! Que me impede de ser batizado?” ”Filipe respondeu-lhe: Se acreditas com todo o coração, isso é possível”. “Ele afirmou: Creio que Jesus Cristo é o filho de Deus”. (Act. 8,36).

E a seguir Filipe batizou-o e quando saiu da água, o Espírito arrebatou Filipe e o eunuco não mais o viu.

Há um forte sentido do poder sobrenatural de Deus através deste facto.

Um anjo fala a Filipe:

- “Põe-te a caminho e dirige-te para o Sul, pela estrada que desce de Jerusalém para Gaza, a qual se encontra deserta”. Act. 8, 26).

O anjo torna a falar a Filipe.

- “Vai e acompanha aquele carro”. (Act. 8,29).

Finalmente um misterioso desaparecimento:

- “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe e o eunuco já não o viu”. (Act. 8,39).

Em todos estes detalhes nós compreendemos que a descrição da Escritura é verdadeiramente um trabalho do Espírito Santo.

E ainda o Espírito Santo usa mestres humanos para explicarem a Escritura, tal como Deus inspirou autores humanos para a escreverem.

O etíope pergunta:

- “E como poderei eu compreender, respondeu, sem alguém que me oriente?”. (Act. 8,31).

Na nossa leitura da Bíblia, a palavra escrita de Deus, também nós precisamos de alguém ou de alguma coisa (livro ou outro meio de esclarecimento) que nos ajude a compreender a Escritura, os ensinamentos que os Apóstolos receberam diretamente de Jesus.

Esse é o papel da Igreja através do seu Magistério, para comunicar a fé dos Apóstolos segundo a qual Jesus cumpre as Escrituras.

Afinal, como é que cada um de nós procede para poder entender a Bíblia?

Um dia eu disse num E-Mail que nós não podemos sozinhos fazer a interpretação da Bíblia segundo os nossos próprios critérios e alguém me respondeu:

E não por quê?

Nós temos que interpretar a Bíblia segundo os critérios aprovados pela Igreja para não acontecer que haja a respeito de qualquer capítulo ou versículo da Bíblia, uma infinidade de explicações, cada uma delas no interesse de cada um, e nós sabemos que muitas fações religiosas, para defenderem os seus princípios, dão interpretações viciadas da Bíblia.

Temos que ler a Bíblia com humildade para que, quando não compreendemos, vamos perguntar a alguém que nos possa ajudar.
Exsurge Domini!!!

Nenhum comentário: