Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. ( I Coríntios 13.2 )

sábado, 7 de janeiro de 2012

O Sacrifício de Abraão - Conhecendo melhor Bíblia - Exegese!!!


Depois das ocorrências com o nascimento de Isaac e com o abandono de Ismael, Deus disse a Abraão:

- “Pega no teu filho, no teu único filho, a quem tanto amas, Isaac, e vai à terra de Moriah, onde o oferecerás em holocausto, num dos montes que Eu te indicar”. (Gn. 22,2).

Deus pretendia pôr à prova a fé de Abraão, dando-lhe uma ordem aparentemente contrária à promessa que lhe fizera de uma numerosa descendência na pessoa de Isaac.

Pretendia, além disso, pôr à prova a sua obediência para ver até que ponto Abraão está disposto a sacrificar o que de mais caro tinha no mundo.

Moriah em hebraico significa “visão”.

Segundo a tradição tratar-se-ia da região montanhosa onde mais tarde foi construído o templo de Salomão:

- “Salomão começou, pois, a construção do templo do Senhor, em Jerusalém, no monte Moriah...” (1 Paral.3,1).

Mas é muito difícil precisar a identificação da terra de Moriah, que muitos exegetas modernos dizem ser desconhecida.

Pela narração do Génesis, ficamos, a saber, que no dia seguinte, Abraão aparelhou o seu jumento, tomou consigo dois servos e o seu filho Isaac, partiu lenha para o holocausto, e pôs-se a caminho do lugar que Deus lhe tinha indicado.

Foi uma longa e penosa viagem porque só ao fim do terceiro dia é que Abraão viu o lugar.

Os servos ficaram com o jumento e Abraão apanhou alguma lenha e partiu com seu filho, o qual levava aos ombros a lenha sem bem saber o que se ia passar, mas perguntou a seu pai:

- “Levamos o fogo e a lenha, mas onde está a rês para o holocausto?”. (Gn. 22,7).

Uma boa pergunta a que Abraão também deu uma boa resposta:

- “Deus providenciará quanto à rês para o holocausto”. (Gn. 22,8).

Isaac levava a lenha destinada ao holocausto, no qual devia ser a vítima.

A intenção do autor sagrado é mostrar-nos a obediência do filho, plenamente conforme com a obediência do pai Abraão, que levantou o altar e nele colocou a lenha e o filho bem amarrado.

Mas no momento de imolar o seu filho, um anjo céu, disse-lhe:

- “Não levantes a tua mão sobre o menino e não lhe faças mal algum, porque sei agora que, na verdade, temes a Deus, visto não Me teres recusado o teu único filho”. (Gn. 22,12).

E tal como Abraão tinha profetizado, Deus providenciou, de modo que ali muito perto estava um carneiro que Abraão tomou e sacrificou em substituição do filho.

E pela segunda vez o anjo, em nome de Deus, chamou Abraão e disse-lhe.

- “Juro por Mim mesmo que, declara o Senhor, por teres procedido dessa forma e por não Me teres recusado o teu filho, o teu único filho, abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar... E todas as nações da terra serão abençoadas na tua descendência, porque obedeceste à Minha voz”. (Gn22,16-18).

Depois regressaram todos juntos a Bersabé onde Abraão fixou a sua residência.

E depois de tudo isto, e a seu tempo, Abraão pensou em arranjar uma esposa para seu filho Isaac, pois que ele era agora o único descendente do Patriarca Abraão que seria depois também o novo Patriarca sobre quem assentaria a responsabilidade na continuidade do cumprimento da História da Salvação.
Exsurge Domini!!!

Nenhum comentário: